Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

Primeiros resultados, no IBGE, da aplicação do método de multiestação, com arcos curtos, no processamento de observações de satélites do sistema TRANSIT

FORTES, L. P. S., Primeiros resultados, no IBGE, da aplicação do método de multiestação, com arcos curtos, no processamento de observações de satélites do sistema TRANSIT. Caderno de Geociências, 1987.

RESUMO

Neste trabalho, são apresentados os primeiros resultados, obtidos no IBGE, do processamento de observações de rastreio de satélites do Sistema TRANSIT aplicando-se o método de multiestação, como modelo de arcos curtos. Para a realização deste processamento, estão sendo utilizados os programas integrantes do Sistema GEODOP V, implantados pelo autor no parque computacional do IBGE durante o ano de 1986, a partir do recebimento da versão IBM disponível no Canadian Department of Energy, Mines and Resources, onde o Sistema original foi desenvolvido. A partir de comparações com os métodos clássicos de levantamento (triangulação, nivelamentos geométrico e barométrico) é efetuada uma avaliação inicial da precisão do método. Baseando-se nos resultados alcançados, são oferecidas as perspectivas de sua utilização no estabelecimento do Sistema Geodésico Brasileiro.

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística