Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

2013

Aperfeiçoamentos no processo de acesso a microdados restritos no IBGE

Maria Luiza Barcellos Zacharias (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Zélia Magalhães Bianchini (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Sonia Albieri (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

RESUMO

O notável desenvolvimento da Tecnologia da Informação nos últimos anos alterou significativamente a maneira como os Institutos Nacionais de Estatística (INE) lidam com seus usuários. De um lado, os INE têm buscado atender as diferentes necessidades de usuários para acesso a dados, especialmente as demandas provenientes de pesquisadores que exigem informações muito detalhadas e bancos de dados precisos para o seu trabalho. Por outro lado, os Institutos Nacionais de Estatística têm a obrigação legal e moral de respeitar a privacidade dos entrevistados. Como consequência, vários INE têm desenvolvido procedimentos e investido em soluções a fim de encontrar o equilíbrio certo para enfrentar esse desafio.

Seguindo essa tendência, desde 2003 o IBGE tem disponibilizado aos pesquisadores o acesso restrito a arquivos de dados não disponíveis para o público em geral, mediante o uso de uma sala especialmente destinada para este objetivo, na sede do instituto, onde os pesquisadores podem, então, realizar análises mais detalhadas e aprofundadas.

O objetivo deste artigo é descrever os recentes aprimoramentos sobre os procedimentos que têm sido adotados pelo IBGE a fim de minimizar o risco de revelação de informantes e aperfeiçoar o processo de acesso a dados restritos por pesquisadores, bem como para dar mais transparência para a sociedade, fornecendo informações sobre os métodos disponíveis para acessar os dados, mantendo a proteção à confidencialidade dos dados de pesquisas e de censos.

download da versão em português

english version download



© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística