Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

A nova versão do Banco de Dados Geodésicos do SGB

DOS SANTOS, M. F., CARVALHO FILHO, A. e PEREIRA, R. V., A nova versão do Banco de Dados Geodésicos do SGB. XXII Congresso Brasileiro de Cartografia, Macaé, RJ, 2005.

RESUMO

Ao longo dos anos, a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Diretoria de Geociências (DGC) e mais especificamente da Coordenação de Geodésia (CGED), vem suprindo a sociedade com informações relativas às estações do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). Para este fim, mantém e administra o Banco de Dados Geodésicos (BDG), cujo conteúdo são as coordenadas, altitudes, descrições e demais informações sobre as estações geodésicas (planimétricas, altimétricas e gravimétricas). Até meados da década de 90, os produtos gerados eram fornecidos ao público em meio analógico (papel) e, mais recentemente, as consultas passaram a ser realizadas diretamente via Internet, através das 46 folhas da Carta Internacional ao Milionésimo (CIM). Neste ano, o IBGE vem inaugurar uma nova fase em que o principal objetivo é levar a sociedade às informações relativas às estações do SGB, de uma forma mais amigável, rápida e apresentando variadas opções de recuperação. Este artigo mostra um pouco da história do BDG, a sua nova modelagem e seus novos recursos.

Palavras chaves: Banco de Dados, Estações Geodésicas, SGB

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística