Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

Topografia do Nível Médio do Mar no Litoral Sul-Sudeste Brasileiro

LUZ, R. T., BOSCH, W., FREITAS, S. R. C. e HECK, B. Topografia do Nível Médio do Mar no Litoral Sul-Sudeste Brasileiro. II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, Recife, PE, 2008.

RESUMO

A estimativa da topografia do nível médio do mar (TNMM) é uma etapa importante dos estudos associados à modernização da componente vertical do Sistema Geodésico Brasileiro. Neste artigo é descrita a avaliação, para o litoral sul-sudeste brasileiro, de uma recente estimativa global da TNMM obtida a partir da filtragem espectral de observações das missões altimétricas Jason-1 e TOPEX/Poseidon (T/P-EM) e das respectivas alturas geoidais extraídas do modelo do geopotencial EIGEN-GL04C. A consistência desta solução global foi analisada nos pontos de cruzamento das trilhas altimétricas (crossovers), evidenciando a influência da profundidade na qualidade da estimativa da TNMM. No entorno do Platô de Abrolhos, foram obtidas diferenças médias de +11,6 cm para Jason-1 e –17,7 cm para T/P-EM, contrastando com o valor de –1,6 cm referente às regiões abissais da bacia atlântica tropical, onde o valor médio da TNMM variou de 20 cm a 80 cm. A inconsistência dessas estimativas da TNMM nas áreas de pequena profundidade e em seu entorno indica a necessidade de diminuição da abrangência espacial do filtro espectral aplicado. Isto inviabiliza, por hora, sua utilização na integração dos níveis de referência dos dados de Altimetria por Satélites e das observações da Rede Maregráfica Permanente para Geodésia (RMPG).

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística