Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

Ajustamento da Rede Planimétrica Brasileira em SIRGAS2000 - 02

COSTA, S.M.A.C. e LIMA, M.A.A.. Ajustamento da Rede Planimétrica Brasileira em SIRGAS2000. IV Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas, Curitiba, PR.

RESUMO

Como conseqüência das novas tecnologias, a mudança de um sistema local para um sistema geocêntrico produz grandes benefícios, principalmente quanto a compatibilidade das informações a nível internacional. Envolvido no Projeto Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas – SIRGAS, o qual tem como propósito o estabelecimento de um sistema geodésico único para as Américas, o Brasil, através do Projeto Mudança do Referencial Geodésico – PMRG está dando os primeiros passos para a concretização desta mudança. A integração da Rede Geodésica Brasileira no SIRGAS2000 será realizada através de um ajustamento simultâneo, usando o software Geodetic Adjustment using Helmert Blocking of Space and Terrestrial data (GHOST). No ajustamento, será adotado o elipsóide GRS-80 e toda a rede Brasileira será injuncionada nas 21 estações SIRGAS em território nacional. Neste trabalho serão apresentados os resultados do ajustamento, bem como algumas conclusões sobre a reocupação de estações da rede clássica com GPS com o propósito de modelar as distorções da rede clássica visando procedimentos de conversão de coordenadas. Também será apresentado o estudo realizado para a estimativa dos parâmetros de transformação entre SAD69 e SIRGAS.

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística