Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

Reajustamento Global da Rede Altimétrica de Alta Precisão – RAAP do SGB, utilizando o Sistema GHOST

PINHEIRO, R. R., CARVALHO, V. G., SANTOS, C. C. C., DI MAIO PEREIRA, N. R. e PINA, W. H. Reajustamento Global da Rede Altimétrica de Alta Precisão – RAAP do SGB, utilizando o Sistema GHOST. XXII Congresso Brasileiro de Cartografia, Macaé, RJ, 2005.

RESUMO

Entre 1945 e 1975, foram realizados oito ajustamentos parciais da RAAP, sendo que apenas os três primeiros utilizaram todas as observações disponíveis. A partir do quarto ajustamento, a rede foi particionada em blocos, tendo as altitudes fixas calculadas nos blocos anteriores, ou seja, a rede não foi reajustada globalmente. Em 1991 realizou-se uma nova divisão da rede, desta vez em forma de sub-redes iniciais de macrocircuitos, com a finalidade de evitar distorções excessivas. Essa divisão resultou no Ajustamento Altimétrico Global Preliminar – AAGP, que manteve uma diferença básica com relação aos ajustamentos anteriores na ordem de 25 cm em áreas que existiam RRNN e 80 cm nas áreas em que não havia RRNN correspondentes aos ajustamentos anteriores. Após o último ajustamento da Rede Altimétrica de Alta Precisão - RAAP, divulgado em 1992, muitas observações foram inseridas, provenientes de novos nivelamentos no território brasileiro. Este fato nos levou a dar início ao novo reajustamento, agora utilizando o sistema GHOST – Geodetic adjustment using Helmert blocking Of Space and Terrestrial Data. A primeira etapa consiste no reajustamento das estações pertencentes aos 20 macrocircuitos que formam a RAAP, as quais servirão de partida para o reajustamento das linhas internas dos mesmos, previsto para o ano de 2006. O sistema GHOST realiza ajustamentos tridimensionais através da técnica de “Helmert Blocking” (IBGE, 1991) e adota o método das equações de observações (método paramétrico). Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do reajustamento global da rede altimétrica e o seu comportamento, propiciando uma comparação com os resultados anteriores.

PALAVRAS CHAVES: Rede Altimétrica, Ajustamento, GHOST, RAAP, IBGE.

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística