Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

Ajustamento da Rede Planimétrica Brasileira em SIRGAS2000

COSTA, S. M. A.e LIMA, M. A. A. Ajustamento da Rede Planimétrica Brasileira em SIRGAS2000. XXII Congresso Brasileiro de Cartografia, Macaé, RJ, 2005.

RESUMO

Como conseqüência das novas tecnologias, a mudança de um sistema local para um sistema geocêntrico produz grandes benefícios, principalmente quanto a compatibilidade das informações a nível internacional. Envolvido no Projeto Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas – SIRGAS, o qual tem como propósito o estabelecimento de um sistema geodésico único para as Américas, o Brasil, através do Projeto Mudança do Referencial Geodésico – PMRG está dando os primeiros passos para a concretização desta mudança. A integração da Rede Geodésica Brasileira - RGB no SIRGAS2000 será realizada através de um ajustamento simultâneo, usando o software Geodetic Adjustment using Helmert Blocking of Space and Terrestrial data (GHOST). No ajustamento, será adotado o elipsóide GRS-80 e toda a rede brasileira será injuncionada nas 21 estações SIRGAS2000 em território nacional. Neste trabalho serão apresentados os resultados do ajustamento, bem como algumas conclusões sobre a reocupação de estações da rede clássica com GPS com o propósito de modelar as distorções da rede clássica visando procedimentos de conversão de coordenadas.

Palavras chaves: Ajustamento, SIRGAS, Sistema Geodésico Brasileiro - SGB

download

© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística