Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

Parâmetros de Transformação entre SAD69 e SIRGAS2000

COSTA, S. M. A. e LIMA, M. A. A. Parâmetros de Transformação entre SAD69 e SIRGAS2000. XXII Congresso Brasileiro de Cartografia, Macaé, RJ, 2005.

RESUMO

O procedimento de transformação de coordenadas é um dos métodos de integração de sistemas de referência, cuja precisão depende da alternativa adotada na estimativa dos parâmetros. Com este propósito a solução encontrada foi estimar parâmetros escolhendo-se somente estações com coordenadas de alta precisão e acurácia, ou seja, trabalhandose apenas com as estações estabelecidas por GPS.

Neste trabalho são apresentados os estudos que definiram os parâmetros oficiais SAD69 para SIRGAS2000, bem como as diferenças encontradas após a aplicação destes em diferentes materializações da Rede Geodésica Brasileira – RGB. Visando estabelecer um relacionamento matemático, o mais próximo possível, entre a realização SIRGAS2000 e a SAD69 é utilizado um modelo polinomial, na modelagem destas diferenças. Com este objetivo, o programa NTv2(National Transformation Software Package: NAD27 – NAD83), desenvolvido pelo Geodetic Survey Division – Geomatics Canada (GSD), foi alterado para a utilização com as informações da RGB. O NTv2 desempenha duas tarefas: a de transformar uma coordenada de um sistema em outro e modelar as diferenças oriundas das materializações dos sistemas de referência. Avaliando este procedimento, são apresentados alguns resultados e comparações com a solução do ajustamento SIRGAS2000.

Palavras chaves: Transformação de coordenadas, Rede Geodésica Brasileira, SIRGAS2000

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística