Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.


2006

Reajustamento Global da Rede Altimétrica de Alta Precisão do Brasil – RAAP

PINA, W. H., PINHEIRO, R. R., SANTOS, C. C. C., DI MAIO PEREIRA, N. R. e GOLDANI, D. Reajustamento Global da Rede Altimétrica de Alta Precisão do Brasil – RAAP. IV Conferência Nacional de Geociências, Rio de Janeiro, RJ, 2006.

RESUMO

Entre 1945 e 1975, foram realizados oito ajustamentos parciais da Rede Altimétrica de Alta Precisão – RAAP do Brasil, sendo que apenas os três primeiros utilizaram todas as observações disponíveis. A partir do quarto ajustamento, e devido à quantidade de observações, a rede foi particionada em blocos, tendo algumas estações suas altitudes fixas e calculadas nos blocos anteriores, completando-se uma série de ajustamentos parciais. Em 1991 realizou-se uma nova divisão da rede, desta vez em forma de sub-redes iniciais de macrocircuitos, com a finalidade de evitar distorções excessivas. Essa divisão resultou no Ajustamento Altimétrico Global Preliminar – AAGP, o qual ainda não teve o caráter de ajustamento simultâneo de todas as observações. Após o último ajustamento, divulgado em 1992, muitas observações foram inseridas, provenientes de novos nivelamentos no território brasileiro. Este fato, e a disponibilidade de um software de ajustamento global, levou a dar início a um novo projeto, visando o ajustamento simultâneo de toda a rede altimétrica do Brasil. O software GHOST – Geodetic adjustment using Helmert blocking Of Space and Terrestrial Data realiza ajustamentos tridimensionais em redes de grande porte, através da técnica de “Helmert Blocking” e o método das equações de observações (método paramétrico). A primeira etapa, concluída em 2005, consistiu no reajustamento das estações pertencentes aos 20 macrocircuitos que formam a RAAP. Numa segunda instância, incluíram-se as linhas internas dos macrocircuitos, com um total de aproximadamente 36600 estações ajustadas.
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do reajustamento global da rede altimétrica usando o software GHOST, finalizado em março de 2006, o seu comportamento e os futuros trabalhos a executar.

PALAVRAS CHAVES: Rede Altimétrica Brasileira, Ajustamento simultâneo, Ghost, RAAP, IBGE.

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística