Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

Situação atual do ajustamento da Rede Altimétrica de Alta Precisão – RAAP do SGB, utilizando o Sistema GHOST

PINHEIRO, R. R., GOLDANI, D., SANTOS, C. C. C., DI MAIO PEREIRA, N. R. e PINA, W. H. Situação atual do ajustamento da Rede Altimétrica de Alta Precisão – RAAP do SGB, utilizando o Sistema GHOST. XXIII Congresso Brasileiro de Cartografia, Rio de Janeiro, RJ, 2007.

RESUMO

O último ajustamento global da Rede Altimétrica de Alta Precisão – RAAP do Sistema Geodésico Brasileiro - SGB, ocorreu no início da década de 90. Passados mais de 15 anos, novas observações foram inseridas na rede, provenientes de nivelamentos geométricos espalhados no território nacional. Por esse motivo, já se justificaria um novo ajustamento das observações. Outro fato importante é que esse último ajustamento não aconteceu de forma simultânea, ou seja, com todas as estações da rede, o que impossibilitou a disponibilidade do desvio-padrão das altitudes das mesmas. Entre 1945 e 1975, foram realizados oito ajustamentos parciais da RAAP. A partir do quarto ajustamento, a rede foi particionada em blocos, tendo as altitudes fixas calculadas nos blocos anteriores, ou seja, a rede não foi reajustada globalmente. Em 1991 realizou-se uma nova divisão da rede, desta vez em forma de macrocircuitos, com a finalidade de evitar distorções excessivas. Essa divisão resultou no Ajustamento Altimétrico Global Preliminar – AAGP.

No ano de 2005, o Projeto de Densificação Altimétrica - DALTI do SGB, iniciou um novo ajustamento da RAAP, desta vez simultâneo, englobando todas as estações da rede ao mesmo tempo. Para tanto, está sendo utilizado o sistema GHOST – Geodetic adjustament using Helmert blocking Of Space and Terrestrial Date. A primeira etapa deste novo ajustamento abrangeu apenas as estações pertencentes às linhas principais dos 20 macrocircuitos que formam a RAAP, as quais serviram de partida para a segunda etapa realizada em junho de 2006, contendo, também, as linhas internas dos mesmos, totalizando mais de 36.000 referências de nível - RRNN ajustadas.
Atualmente, encontra-se em execução a terceira etapa do ajustamento, com a inclusão de todas as RRNN medidas e não calculadas, antes e depois do AAGP, e as RRNN que fazem parte de “ramais” das linhas de nivelamento. Ao final deste ajustamento, serão disponibilizadas aproximadamente 60.000 estações com altitudes ajustadas e o seu respectivo desvio-padrão. É importante ressaltar que tanto a introdução de novas observações, como a metodologia usada ocasionarão mudanças nas altitudes das antigas estações, as quais se pretende avaliar de forma global e regional.

Este trabalho tem como objetivo apresentar a situação atual do ajustamento da RAAP em GHOST, bem como uma comparação com as altitudes do AAGP.

PALAVRAS CHAVES: GHOST, Ajustamento, Simultâneo, Rede Altimétrica, SGB

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística