Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

Avaliação das realizações da Componente Vertical do Sistema Geodésico Brasileiro

LUZ, R. T., FREITAS, S. R. C., PINHEIRO, R. R., GOLDANI, D., SANTOS, C. C. C., DI MAIO PEREIRA, N. R. e PINA, W. H. Avaliação das realizações da Componente Vertical do Sistema Geodésico Brasileiro. V Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas, Presidente Prudente, SP, 2007.

RESUMO

Diversas estratégias foram utilizadas nos ajustamentos a que foi submetida a Rede Altimétrica de Alta Precisão do SGB desde o início de seu estabelecimento, em 1945. Os dois primeiros (1948 e 1952) referiram-se ao Datum de Torres, e todos os demais ao de Imbituba. O terceiro ajustamento substituiu os anteriores e serviu de referência para o encadeamento dos que se seguiram. Apenas em 1993 foi concluído o primeiro ajustamento informatizado. O presente estudo discute aspectos específicos destes ajustamentos, como a existência de distorções relativamente grandes no ajustamento de 1993, originadas da própria estratégia de particionamento empregada no chamado Ajustamento Altimétrico Global Preliminar. Além disso, o trabalho aborda questões ainda pendentes, como a heterogeneidade temporal da rede – notadamente na própria região do Datum de Imbituba – e a caracterização da rede local que materializa este mesmo Datum.

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística