Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.


2007

Envolvimento das Agências de Coleta do IBGE na Manutenção Física dos Marcos do Sistema Geodésico Brasileiro

BARBOSA, M. H. F. e CARVALHO, V. G. Envolvimento das Agências de Coleta do IBGE na Manutenção Física dos Marcos do Sistema Geodésico Brasileiro. XXIII Congresso Brasileiro de Cartografia, Rio de Janeiro, RJ, 2007.

RESUMO

O Projeto Verificação da Realidade Física (VRF) teve sua origem na década de 90, com o objetivo de visitar e manter atualizada as informações sobre os marcos que compõem o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). Atualmente, o Banco de Dados Geodésicos (BDG) mantém o registro de 91.080 estações materializadas, das quais 82,12 % estão em bom estado, 5,60% estão destruídas e 10,25% não foram encontradas. Entretanto, há casos, em que alguns marcos, ditos em bom estado, foram visitados na década de 40.

Neste trabalho são mostrados os esforços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em atendimento a recomendação aprovada durante o XIX Congresso Brasileiro de Cartografia, para que fossem implementados mecanismos de efetivação das atividades de visita e manutenção física dos marcos do SGB. Então, o Projeto VRF desde 2004, vem treinando e envolvendo a mão de obra da rede de coleta de dados nesta atividade.

Apresenta-se os resultados das visitas realizadas nos marcos, entre 2004 e 2006, nos estados brasileiros de: AL, MS, MT, PA, PB, PE, SE, SP e RJ, destacando a boa parceria entre a Diretoria de Geociências (DGC) e as Unidades Estaduais do IBGE , por meio de suas Agências, que antes desse momento, coletavam somente dados estatísticos. Também são apresentadas sugestões para a ampliação da rede de coleta de dados, bem como a adoção da Pesquisa Nacional sobre a Situação da Rede Geodésica.

PALAVRAS CHAVES: Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), VRF, Agências.

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística