Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

2008

RBMC em Tempo Real, via NTRIP, e seus benefícios nos levantamentos RTK e DGPS

COSTA, S. M. A., LIMA, M. A. A., MOURA JUNIOR, N. J. de, ABREU, M. A., DA SILVA, A. L. e FORTES, L. P. S. RBMC em Tempo Real, via NTRIP, e seus benefícios nos levantamentos RTK e DGPS. II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, Recife, PE, 2008.

RESUMO

O IBGE, em parceria com o INCRA, está trabalhando, desde 2007, no plano de expansão e modernização das redes GPS RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo do Sistema GPS) gerenciada pelo IBGE, e RIBaC (Rede INCRA de Bases Comunitárias) gerenciada pelo INCRA, o qual proporcionará uma maior cobertura nacional e novas características de operação. Parte deste plano já foi concluída com a instalação de 29 novas estações e a troca de equipamentos em 13 estações da RBMC. Outra iniciativa foi a de prover comunicação por satélites nas estações localizadas nas áreas mais remotas do país, facilitando assim a disponibilidade dos dados para os usuários. Atualmente o IBGE tem trabalhado na prestação de novos serviços com a modernização da RBMC, como por exemplo, a disponibilização dos dados em tempo real e o cálculo das correções WADGPS (Wide Area Differential GPS). A alternativa em fase de testes e avaliação, muito utilizada pela comunidade européia, prover os dados GNSS em tempo real via internet, como é o caso do NTRIP (Networked Transport of RTCM via Internet Protocol). O Sistema NTRIP foi desenvolvido pela Agência Alemã de Cartografia e Geodésia, para o envio de correções DGPS (Differential GPS) e RTK (Real Time Kinematics) via Internet através dos protocolos http e ftp. Ele é composto por três componentes: NTRIP Server, NTRIP Caster e NTRIP Cliente, os quais serão apresentados neste trabalho. Este trabalho apresenta a concepção e funcionamento deste novo serviço que o IBGE está propondo, bem como os resultados obtidos nos testes realizados.

download

© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística