Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

Manutenção Física dos Marcos do SGB

RODRIGUES, A. C. Manutenção Física dos Marcos do SGB. 1990.

RESUMO

É descrita a metodologia adotada pelo IBGE, através da Segunda Divisão de Geociências do Nordeste, na manutenção física dos marcos do Sistema Geodésico Brasileiro, principalmente as Referências de Nível nos estados da Ceará, Piauí e Maranhão.

A modernização dos métodos de levantamento, devido ao GPS, tem agilizado os trabalhos, ficando critica a fase de reconhecimento e construção de marcos, que é agravada pela dificuldade na localização dos existentes, utilizados para referenciar os novos levantamentos, devido a destruição de até 100% dos marcos nas primeiras linhas medidas pelo IBGE.

A manutenção física envolve a visita, limpeza da área do marco, recuperação física, eventual reconstrução para remedição e pintura. Este processo tem colaborado no crescimento da consciência da população na preservação dos marcos, aumentando sua vida útil e permitindo a reutilização dos marcos do Sistema Geodésico Brasileiro nas novas tecnologias, como o GPS.

download



© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística