Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

Translocação na Amazônia

GODOY, R. A. Z., PEREIRA, K. D., SANTOS, J. L. R. e OLIVEIRA, P. M. G. – Translocação na Amazônia. XV Congresso Brasileiro de Cartografia, São Paulo, SP, 1991.

RESUMO

Face à necessidade do estabelecimento, na Região Amazônica, de uma rede de apoio fundamental e, considerando-se os aspectos geográficos da região, o método de translocação foi testado como alternativa para a expansão do Sistema Geodésico Brasileiro – SGB. O Projeto Translocação da Amazônia foi executado através da implantação e/ou reocupação de estações, desenvolvidas em semelhança a uma cadeia de triangulação, sendo que seus extremos correspondem, também, a vértices de triangulação – VTs, da Rede Planimétrica de Alta Precisão, o que possibilita o controle da figura. O processamento foi realizado utilizando-se o software GEODOP V, com opção de arco curto em multiestação. Na análise final do resultado foram detectadas deformações entre a rede clássica e a figura SAT, quando da consideração dos extremos como base. Tal fato conduziu a uma solução local e temporária até a conclusão do ajuste da rede planimétrica de forma global.

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística