Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.

Reprocessamento de estações Doppler no IBGE

GODOY, R. A. Z., PEREIRA, K. D., SANTOS, J. L. R. e OLIVEIRA, P. M. G. – Reprocessamento de estações Doppler no IBGE. XV Congresso Brasileiro de Cartografia, São Paulo, 1991.

RESUMO

São apresentadas as atividades relacionadas ao projeto de reprocessamento de estações determinadas através da técnica de posicionamento geodésico por satélites do sistema TRANSIT, conduzido no IBGE. No período de 1988/1990 foram reprocessadas 763 estações visando a homogeneização dos resultados, através da utilização de um mesmo sistema – O GEODOP V, que apresenta um modelo matemático refinado, permitindo, também, o processamento em multiestação e a utilização de efemérides precisas. Ressalta-se a importância deste trabalho principalmente no que diz respeito a região amazônica, onde o Sistema Geodésico Brasileiro é constituído principalmente de estações DOPPLER, permitindo assim, uma melhoria acentuada na precisão das coordenadas destas estações. Destaca-se, também, a aplicação dos novos resultados no projeto de ajustamento global da rede planimétrica de alta precisão do Sistema Geodésico Brasileiro, e daqueles obtidos com efemérides precisas relativos a estações com altitude conhecida no refinamento do Mapa Geoidal do Brasil.

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística