Bem-vindo à página de artigos Aqui você encontra artigos publicados por técnicos do IBGE e todas as apresentações institucionais em formato PDF.


1994

Processamento da Rede GPS Brasileira e Ajustamento Combinado com a Rede Clássica

COSTA, S.M.A, PEREIRA, K.D. e BEATTIE D.S (Geodetic Survey - Canadá) Processamento da Rede GPS Brasileira e Ajustamento Combinado com a Rede Clássica. 18ª Reunião da Associação Argentina de Geodésia e Geofísica, La Plata, Argentina, 1994.

RESUMO

Desde 1991, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem utilizando o Sistema de Posicionamento Global (GPS) em diversos projetos de âmbito nacional e internacional. Até julho de 1994, foram ocupadas mais de 100 estações GPS em todo território brasileiro. O objetivo deste trabalho é descrever as metodologias desenvolvidas e os resultados obtidos no Projeto de Ajustamento da Rede Planimétrica Brasileira. Além disso, são descritos os procedimentos adotados para o ajustamento combinado entre as redes GPS e clássica (triangulação e poligonação) empregando-se o software Geodetic adjustment using Helmert blocking Of Space and Terrestrial data (GHOST), que tem como principal característica a decomposição de redes geodésicas em blocos através da técnica de Helmert Blocking, proporcionando assim, o ajuste simultâneo de redes de caráter continental.

download


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística